Utilização Fio Dentário (Fio Dental)
O uso de escova de dentes não remove todos os resíduos deve, por isso, ser usado o fio dentário para complementar a higienização dos dentes.
O que é o fio dentário?
O fio dentário ou fita (mais larga e achatada) é composto por múltiplos filamentos.
Tipos de fio dentário
- Fio de Nylon Multi- Filamento
O fio de nylon está disponível com cera ou sem cera e em vários sabores. O fio multi-filamento é composto por vários fios de nylon. A sua utilização entre os dentes em pontos de contacto muito estreitos pode fazer com que o fio se quebre. - Fio PTFE Mono-Filamento
Os fios mono-filamento (PTFE) deslizam facilmente entre os dentes mesmo entre pontos de contacto estreitos. A sua resistência é superior aos fios multi-filamento.
Para que serve o fio dentário?
Remove a placa bacteriana e restos de alimentos. A higienização diária dos espaços interdentários onde as cerdas da escova de dentes não chega é fundamental uma vez que a ação das bactérias patogénicas provocam as cáries e outras doenças orais.
A utilização do fio é antes ou depois de escovar os dentes?
A utilização de fio dentário completa a higiene dos dentes; é preferível a sua utilização antes da escovagem. Contudo não existem estudos específicos sobre esta matéria e a opinião dos especialistas nem sempre é a mesma. Antes ou depois de escovar os dentes pode não ser melhor nem pior.
Com que idade deve começar a usar o fio dentário?
A partir dos oito anos de idade e também em crianças mais pequenas com o auxilio de um adulto.
Que tipos de fio dentário existem?
Estão disponíveis no mercado diversos tipos nomeadamente a fita, fio encerado, fio impregnado de flúor e com desinfetantes orais.
Usa o fio diariamente?
Sim, a utilização do fio dentário é fundamental para preservar a saúde dos seus dentes. As cerdas das escovas de dentes comuns não conseguem remover com eficácia os restos de alimentos, não têm a capacidade de higienizar eficazmente os espaços entre os dentes.
O ideal é que as pessoas desde idade precoce se habituem a utilizar diariamente o fio ou fita dentária. Este procedimento evita a acumulação da placa bacteriana prevenindo assim as lesões orais tais como a periodontite, a doença das gengivas e o desenvolvimento de doenças como a cárie dentária.
O fio dentário contribui para melhorar a sua saúde oral
Para manter uma boa higiene oral escove os dentes no mínimo duas vezes ao dia com pasta de dentes fluoretada. Consulte o médico dentista anualmente. Faça a higiene dos espaços interdentários com escovilhões adequados, fita ou fio dentário.