Cárie Dentária
Placa Bacteriana
Placa bacteriana também designada por biofilme ou placa dental é o resultado da acumulação de bactérias da flora microbiótica bucal sobre a superfície dos dentes sendo o fator determinante para que ocorra cárie.Cáries dentárias
O que é a cárie dentária ?
É a desmineralização do esmalte. Esta desmineralização é provocada por bactérias que vivem na boca de cada pessoa. Estas bactérias em presença de hidratos de carbono (glicose e sacarose) produzem ácidos com capacidade para destruir parcial ou por completo o esmalte.
Como se caracteriza ?
A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.
O que é o esmalte ?
O esmalte é composto por minerais, agua e matéria orgânica. É bastante resistente com uma dureza similar ao diamante e encontra-se na composição de um dente.
Como se inicia uma cárie dentária ?
A doença cárie dentária é basicamente a destruição do revestimento dos dentes. A desmineralização do esmalte é um processo contínuo e diário. A sua remineralização é também diária e constante e acontece através da ação da saliva. Os fragmentos de alimentos alojam-se geralmente nos sulcos e interstícios. Com o tempo forma-se uma cavidade.
Que fatores favorecem o aparecimento de uma cárie dentária ?
- Falta ou higiene oral deficiente;
- Resistência frágil e natural de um dente;
- Insuficiência de sais minerais nomeadamente flúor.
Como prevenir o aparecimento de cáries orais ?
Deve escovar os dentes com dentífrico fluoretado no mínimo duas vezes por dia. O uso de fio dentário antes de escovar os dentes é de extrema importância. Visitar o dentista com regularidade e seguir os seus conselhos contribuem para uma melhor saúde oral.
Qual a importância do fluor na prevenção da doença cárie ?
O fluor existe na água e é um elemento químico. Encontra-se também em certos alimentos nomeadamente na fruta, legumes e derivados do leite. O fluor age como um protetor do esmalte do dente evitando a sua desmineralização em presença de alimentos com açúcar.
Fase inicial
Na sua fase inicial a cárie é uma ligeira destruição do esmalte dentário. Não existe dor e apenas o dentista a pode detetar.Fase avançada cárie dentária
Numa cárie profunda, existe a destruição do esmalte e da dentina, formando-se uma cavidade no dente. Nesta fase pode existir dor com o contacto de alimentos frios ou quentes.Numa cárie em estado muito avançado, vasos e nervos são atingidos, a destruição do dente atinge a polpa, existe dor dando muitas vezes origem a um abcesso que se não for tratado poderá evoluir para granuloma e consequentemente quisto.
Prevenção das cáries dentárias.
As cáries dentárias apenas podem ser interrompidas, por isso, a melhor forma de tratamento para uma cárie é a prevenção.- Evitar alimentos com elevado teor de açúcar;
- Higiene oral diária correta;
- Utilização de dentífrico, escova e técnica de escovagem adequados e aconselhados pelo seu técnico de saúde oral.
Como se trata?
O momento ideal para tratar uma cárie é sempre na sua fase inicial antes de se iniciar o processo de dor. Se uma carie for tratada após o seu aparecimento dispensa-se geralmente a utilização de anestesia.
- A cárie pode ser removida com uma cureta, espécie de pequena colher; faz-se uma raspagem e esta é retirada em fragmentos. Este procedimento aplica-se a uma cárie inicial sem dor nem anestesia;
- Para pequenas cáries iniciais pode também utilizar-se um gel que as vai amolecer e destruir. Este procedimento é feito a adultos e crianças mais sensíveis;
- Em cáries profundas utilizam-se instrumentos mecânicos com brocas. Com estes instrumentos é possível cortar, desgastar e dar forma;
- Os raios laser surgiram recentemente no nosso país para tratar gengivectomias sem dor, sem sangrar e sem anestesia. São utilizados como anti-inflamatório pela radiação e também no tratamento de cárie.