Manutenção Implantes Dentários
Uma correta manutenção dos implantes determina a longo prazo a sua durabilidade. O fator mais importante e que contribui para preservar o tratamento fixo é, sem duvida, a manutenção que cada pessoa faz com o seu tratamento. Infelizmente nem sempre os pacientes dão a devida importância às questões relacionadas com higiene e manutenção.
Um carro, uma máquina de lavar, ou por exemplo uns óculos de visão, precisam de revisões e manutenção. Se forem inspecionados e cuidados periodicamente as chances de durarem muitos e muitos anos aumentam. Os implantes dentários também necessitam de cuidados periódicos. Esses cuidados ou manutenção vão contribuir para que durem uma vida. A par da manutenção damos especial relevo à higiene dos tecidos das gengivas, dentes naturais e artificiais.
Problemas relacionados com a higiene inadequada
Se as escovagens não forem frequentes, tal como nos dentes naturais, acumula-se placa bacteriana responsável por bactérias que lentamente vão danificar os implantes. Essa acumulação em excesso de bactérias e sujidade podem originar o aparecimento da doença das gengivas e provocar uma perimplantite.
O que é a perimplantite ?
Trata-se de uma inflamação dos tecidos gengivais e do osso em redor do implante. Se não for tratada a tempo pode originar a exposição do implante devido à diminuição óssea . Em casos graves pode significar a sua perda. A origem de esta infeção deve-se na maioria dos casos a má higiene oral.
Como se trata a perimplantite ?
O tratamento consiste em eliminar as bactérias e a sujidade removendo a placa bacteriana. Para evitar esta doença a higiene é fundamental assim como as consultas no dentista de controlo.
É possível o tratamento com implantes fracassar?
As dúvidas sobre perder ou não os pequenos dispositivos suscitam sempre muitas interrogações que queremos esclarecer. O tratamento é muito procurado quando é necessário ocupar o espaço de um dente ausente. Apesar disso e associado a esta procura surgem muitas dúvidas sobre o futuro do tratamento de implantologia. A principal está relacionada com o insucesso: será possível perder ou não o parafuso?
As causas mais frequentes que levam ao fracasso do tratamento fixo são: a união do osso com o metal desaparece. Se depois da integração se perder a adesão, as causas são geralmente inflamações resultantes da falta de cuidados e limpeza. Próteses dentárias com má oclusão ou com fraturas colocam em causa a adesão resultante da osteointegração. Em relação às inflamações, estas contribuem para alterações no processo de cicatrização e uma possível falha na reabilitação. Sem manutenção adequada e regular, a sobrecarga da prótese poderá causar problemas.
O que fazer se perder a integração? Se o tratamento lhe foi aconselhado pelo profissional de saúde, recorde que o metal utilizado é compatível com o organismo independente da marca escolhida. Não se preocupe, é possível colocar novos pequenos parafusos no local onde se perderam os anteriores. No entanto, para maximizar a probabilidade de se adaptar bem ao tratamento, siga cuidadosamente as instruções de higiene oral e outras.
O que fazer para preservar a vida dos seus implantes?
- A higiene Tal como os nossos dentes que precisam de uma boa higiene oral para evitar doenças das gengivas e cáries, os implantes necessitam dos mesmos cuidados.
Escove-os da mesma maneira, várias vezes ao dia, principalmente a seguir às refeições e ao deitar. Use escovas macias e escove como de dentes naturais se tratassem. A escovagem ideal caracteriza-se por movimentos circulares que incluem a limpeza das próteses e as gengivas. Use fio dental e máquinas de jacto de água. - O controlo periódico no dentista é muito importante. Nesta consulta são verificadas a disponibilidade óssea, a força ou a carga da prótese fixa sobre o parafuso de titânio e em caso de necessidade estas forças são corretamente ajustadas.
Como é a higiene das próteses sobre implantes?
A prótese sobre implantes denominada híbrida, é composta por acrílico a imitar a cor da gengiva e por dentes artificiais também deste material. Esta prótese é acoplada aos implantes através de conectores ou pilares. A base da prótese deve estar sempre limpa, ou seja, a limpeza dos conectores e da prótese híbrida é quase obrigatória no sentido de preservar a qualidade do tratamento e dos tecidos adjacentes.
A higiene, após um tratamento com implantes assegura o sucesso da sua reabilitação oral.
Produtos adequados à higiene dos implantes
- Use pastas de dentes adequadas e aconselhadas pelo seu dentista
- Utilize elixires vendidos na farmácia e prescritos pelo médico que o assiste. Os elixires orais ajudam a evitar que se acumule placa bacteriana. Lembre-se no entanto que o excesso de utilização ou utilização inadequada podem exercer ação corrosiva ou manchar dentes.
- Use escovas interdentárias para remover restos de alimentos e bactérias em zonas de difícil acesso. Estas escovas têm geralmente um arame revestido a plástico e são de muito fácil utilização. A sua utilização contribui para assegurar uma boa higiene e a durabilidade dos seus implantes.
- Não se esqueça do fio dentário. Existem à venda em farmácias vários tipos e marcas. São indispensáveis para remover alimentos em sítios onde as escovas não conseguem entrar e complementam a higiene dos dentes.
- Escove muito bem todas as regiões da boca tal como o palato (céu da boca), a língua e as gengivas. Muitas pessoas ignoram estas regiões , mas é lá que as bactérias tendem a acumular-se e a desenvolver-se.
- Limpeza por jato de água é quase indispensável para uma correta higienização. A pressão do jato de água remove todos os resíduos acumulados entre a gengiva e a prótese.
- Lembre-se que a higiene correta aumenta a longevidade do seu implante 30 anos ou até uma vida. Os implantes dentários assemelham-se em tudo a dentes naturais e tal como estes, também eles precisam de ser corretamente higienizados com o objetivo de os preservar e de aumentar a sua durabilidade.
Se seguir estes conselhos consegue manter os seus dentes artificiais por muitos e muitos anos.
Última atualização: